Índice de Reclamações – Agosto/2021

Está disponível para consulta no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Índice de Reclamações das operadoras de planos de saúde referente ao mês de Agosto/2021.

As informações são atualizados mensalmente e utilizam os dados dos 3 últimos meses. Além disso, as operadoras são agrupadas por porte para que o comparativo seja mais fácil. Dessa forma: grande porte (superior a 100 mil beneficiários), médio porte (de 20 mil a 100 mil beneficiários) e pequeno porte (inferior a 20 mil beneficiários).

INTRODUÇÃO

Com a finalidade de dar transparência a informações sobre as queixas registradas por consumidores junto aos canais de relacionamento da ANS e de possibilitar à sociedade saber de que forma as operadoras de planos de saúde se comportam diante dessas demandas, a Agência disponibiliza três indicadores que permitem comparar a atuação das empresas que atuam no setor de saúde suplementar:

  1. Índice Geral de Reclamações
  2. Percentual de Finalização Assistencial
  3. Índice de Abertura de Processo Administrativo

Para cada indicador, há gráficos sobre o desempenho do setor e das operadoras, a natureza e os temas das demandas e um ranking com o total de operadoras por segmentação (médico-hospitalar ou exclusivamente odontológica) e porte (pequeno, médio e grande), além da consulta individualizada por operadora. Com atualização mensal, os indicadores têm como base os dados de beneficiários e reclamações, por temas, recebidos pela ANS nos três meses anteriores.

1 – Índice Geral de Reclamações – IGR

Tem como principal finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. Contempla o número médio de reclamações de beneficiários recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice tem como referência cada 10.000 beneficiários do universo de consumidores analisado.

Link para consulta: https://www.ans.gov.br/indicedereclamacoes/indice_reclamacao_igr.asp

2 – Percentual de Finalização Assistencial – PFA

Considera o total de reclamações de natureza assistencial solucionadas pela mediação de conflitos por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

Link para consulta: https://www.ans.gov.br/indicedereclamacoes/indice_reclamacao_pfa.asp

3 – Índice de Abertura de Processo Administrativo – IAP

Permite mensurar, do total de reclamações de beneficiários de planos privados de saúde, o volume de reclamações com indício de infração que foram encaminhadas para os Núcleos da ANS para abertura de processo administrativo visando a sua apuração.

Link para consulta: https://www.ans.gov.br/indicedereclamacoes/indice_reclamacao_iap.asp

Recomendamos o acesso a base em ZIP de todas as reclamações do setor por operadora:

http://ftp.dadosabertos.ans.gov.br/FTP/PDA/IGR/dados-gerais-das-reclamacoes/dados-gerais-das-reclamacoes-por-operadora.zip

Maiores Informações sobre o Indice
(clique nos links para acesso no site da ANS)

Fonte: ANS

Todos os links acima são no portal da ANS, portando na data de exibição podem não mais constar o período indicado no cabeçalho.